X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Segurança
 
Aniversário da Polícia Militar é marcado por homenagens
 
10/08/2017
Fonte: AEN - PR

A Polícia Militar do Paraná completou nesta quinta-feira (10) 163 anos, e como parte das comemorações, que aconteceram na Academia Policial Militar do Guatupê, o Governo do Estado autorizou a licitação que prevê a reforma do Bloco 3 da academia, no valor de R$ 3 milhões.

A Polícia Militar foi criada em 10 de agosto de 1854 como uma unidade de Caçadores, com a denominação de Companhia de Força Policial. A história da corporação é entrelaçada aos mais importantes episódios do Paraná e sua atuação exerceu papel essencial no controle de revoltas militares internas (Revolução Federalista de 1893; Guerra do Contestado de 1912; a Revolta de 1924 e as Revoluções de 1930 e 1932), e até mesmo no maior conflito armado da América do Sul (Guerra do Paraguai).

Na solenidade foram homenageados os militares estaduais, as Forças Armadas e autoridades civis, pela contribuição cedida à corporação. No mesmo evento foi assinado o documento governamental que reconvoca o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, para continuar no Comando.

O secretário da Casa Civil, Valdir Rossoni, leu uma mensagem do governador Beto Richa que exprime, entre outras coisas, a valorização e a importância que a Polícia Militar possui perante a sociedade. “A esses homens e mulheres honrados, policiais e bombeiros militares, é que hoje ofertamos nosso mais franco reconhecimento, pois são o símbolo da persistência, da fé coletiva no equilíbrio e futuro da sociedade brasileira”, diz um trecho da mensagem. “Homens e mulheres que diuturnamente  se fazem presentes em nossa defesa, sem sequer os tenhamos em conta ou lembremos de brevemente lhes saudar”, afirma ainda a mensagem do governador.

Rossoni complementou a nota ressaltando a imagem que a corporação possui perante a sociedade paranaense nestes 163 anos de história e prestação de serviços. “A Polícia Militar do Paraná é a instituição que tem maior respeito da comunidade, poder estar presente é demonstrar o carinho que a população tem pelo trabalho prestado pelos policiais militares” afirmou. “O Governo do Estado está dando as condições para que a PM possa desenvolver esse trabalho com toda a sua estrutura e preparo. Percebo também uma grande satisfação no interior do estado em relação aos trabalhos desempenhados por esta instituição”, acrescentou.

No evento, o secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita, salientou que o Governo do Estado tem buscado investimentos para melhorar a prestação do serviço da PM com novas viaturas, armas e outros equipamentos essenciais para a atividade operacional. “A instituição se renova todos os dias com novos procedimentos, se moderniza e a Secretaria tem a obrigação de dar todo o suporte, logística e verba para que venham outros 163 anos de sucesso pela frente”, afirmou o secretário.

O coronel Tortato enfatizou o peso estratégico que a corporação possui no cenário de segurança pública, conquistado por meio do empenho e dedicação dos militares que trabalham em todo estado. “Cumprimos com nosso papel buscando excelência, qualificação profissional e, obviamente, preservando a ordem pública”, disse. Segundo ele, esse momento é para demonstrar gratidão aos militares, à estrutura governamental que viabiliza a atuação da Polícia Militar e à sociedade que reconhece nessa importante instituição um valor muito grande de convívio e de controle social.

A secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, elogiou a postura e o profissionalismo dos policiais e bombeiros militares ao longo da história, bem como o juramente de servir e proteger o cidadão. “Agradeço muito pela maneira como esses militares estaduais trabalham, o respeito pelo cidadão e as ações desenvolvidas em todo o nosso estado. Tenho um grande respeito pelos policiais militares porque, independente de qualquer coisa, eles vestem a camisa, pedem a proteção para Deus e seguem para as ruas todos os dias para nos atender sem nenhuma distinção”, afirmou.

ASSINATURAS - O decreto de reconvocação do coronel Maurício Tortato foi assinado pelos secretários Valdir Rossoni e Wagner Mesquita. A medida estende o tempo de permanência do coronel Tortato no Comando da corporação para continuar com os projetos sociais e operacionais já estabelecidos ao longo de sua gestão. Tortato se aposenta do serviço ativo neste próximo (13), mas continua no Comando.

A autorização para a licitação que prevê a ampliação do Bloco 3 da Academia Policial Militar do Guatupê foi assinada pelos secretários Rossoni, Mesquita e outros secretários de estado presentes no evento. Com isso, a Acadamia, que já é referência nacional em ensino de segurança pública, ganhará mais condições para continuar a formação com qualidade e excelência, diz o coronel Tortato.

HOMENAGENS – Foram homenageados os policiais e bombeiros militares que cumpriram com o dever e foram além do limite. Houve a entrega da Medalha de Sangue, destinada aos militares que durante o cumprimento do dever acabaram feridos e tiveram suas atividades físicas ou psicológicas afetadas.

Um dos homenageados foi o cabo Marlon Jean Carvalho, da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), que se envolveu em um confronto armado, foi baleado e ainda assim conseguiu prender um suspeito. “Para mim é uma satisfação receber essa medalha, o reconhecimento da corporação para conosco nos motiva a sempre fazer o melhor pelo cidadão paranaense?, disse.

Também foi entregue a Medalha Mérito Escolar, destinada aos primeiros três colocados do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO): capitão Alfredo Euclides Dias Neto; capitão Juliano Caciatori e a major Letícia Chun Pei Pan.

Os policiais e bombeiros que completaram 30, 20 e 10 anos de serviços prestados com regime bom ou de excelente comportamento foram condecorados como a Medalha Policial Militar de Ouro, Prata e Bronze, respectivamente.

Oficiais e praças perfilaram-se em frente ao palanque de autoridades e receberam a honraria das mãos dos paraninfos.

Após as homenagens houve desfile de frações de tropas representativas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, incluindo as unidades especializadas que atuam em todo o Paraná.

PRESENÇAS - Estiveram no evento o secretário da Casa Civil, Valdir Rossoni; o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita; a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa; o secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior; o comandante da Artilharia Divisionária, general de brigada Rodrigo Pereira Vergara; o promotor do Ministério Público Federal, Alexandro José Fernandes de Oliveira; o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato; o subcomandante-geral da PM, coronel Arildo Luis Dias; a chefe do Estado-Maior da PM, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha; o superintendente da Agência Brasileia de Inteligência, Roberto Luis Ferreira Miranda; o superintendente da Polícia Federal no Paraná, Rosalvo Ferreira Franco; e o chefe da Casa Militar, coronel Elio de Oliveira Manoel.

Também estiveram presentes o comandante do Cindacta II, coronel-aviador Alvaro Wolnei Guimarães; o chefe do Estado-Maior da 5ª Região Militar, coronel Robert Alexandre Eiekhoff; os deputados estaduais Elio Rech, Pedro Lupion e Luiz Claudio Romanelli; o cônsul-honorário da Rússia, Acef Said; o delegado-geral da Polícia Civil, Julio Reis; o juiz da Vara de Justiça Militar, Davi Pinto de Almeida, além de outros convidados dos setores público e privado, oficiais e praças de todos os setores da corporação, amigos e familiares.

 
 Outras Notícias
» Denúncias de violência contra idosos aumentam 28% no primeiro semestre
» Cartilha orienta como proteger crianças da violência doméstica
» Sanepar lança Canal de Denúncias sobre conduta inadequada
» Novos helicópteros reforçarão trabalho da polícia do Paraná
» Polícia Civil já fez mil retratos falados pelo sistema Horus
» DER entrega sucatas de veículos vendidos em leilão judicial
VER TODAS