X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Justiça
 
Paraná investe em políticas públicas para acolhimento de refugiados
 
21/06/2016
Fonte: AEN-PR
Crédito:

Nesta segunda-feira (20) é comemorado o Dia Mundial do Refugiado. Para elaborar políticas públicas e assegurar os direitos dos migrantes, o Paraná foi o primeiro Estado do Brasil a criar um Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do Paraná, que integra a estrutura da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos. 

Segundo dados do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), órgão ligado ao Ministério da Justiça, divulgados em maio deste ano, o Brasil tem quase nove mil refugiados de 79 nacionalidades. 

Para o secretário de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior, esse número revela o alto índice migratório para o País. “É importante que a estrutura do governo possa acolher essas pessoas. Para isso o governador Beto Richa não está medindo esforços para garantir que os direitos dessa população sejam protegidos”, ressaltou o secretário. 

Além do Conselho, criado em novembro de 2015, o Governo do Estado pretende inaugurar ainda neste ano um Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas, que vai prestar informações e orientações especializadas. 

O refúgio é uma proteção legal oferecida pelo País a cidadãos de outros países que estejam sofrendo perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas. Ou ainda, que estejam sujeitos, em seu país, a grave e generalizada violação de direitos humanos. 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Semana Digitaliza RH: evento gratuito e online debate como transformar digitalmente o RH
» Novo acordo com os Estados Unidos amplia voos entre os países
» Boeing quer produzir 52 aviões do modelo 737 por mês. É muita coisa!
» Moça casa com cachorro na Índia para "espantar o azar"
» Comunidade ucraniana no Brasil manda mensagens de apoio ao país
» Número de homicídios cai 23,4% no Paraná
VER TODAS