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VEREADORES DE CAFELÂNDIA PARTICIPARAM DA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM CASCAVEL COM A COPEL.
 
28/03/2025
Crédito:

Os Vereadores de Cafelândia estiveram presentes na Audiência Pública, na Câmara Legislativa da cidade de Cascavel, na manhã de 27/03/2025, com os representantes da COPEL, PROCON, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, para a discussão dos assuntos relacionados aos problemas de prestação de serviço da concessionária.

Na audiência pública, foram discutidos os seguintes temas:

  1. O aumento nas faturas após a troca dos medidores antigos, por medidores “inteligentes”;
  2. O atendimento das agências da COPEL;
  3. As interrupções no fornecimento de energia elétrica, principalmente nas zonas rurais dos municípios da região;
  4. Dificuldade de acesso aos canais de comunicação da COPEL;

Ao serem questionados sobre os pontos acima, os representantes da concessionária alegaram o seguinte:

Em relação ao aumento significativo no valor das faturas, após a troca dos medidores, foi informado que o acréscimo, foi em decorrência das elevadas temperaturas e consequentemente aumentou o consumo. Além, de reconhecerem que houve alguns casos de leitura errônea, pelo funcionário leiturista, mas que foi solucionado, por quem procurou a concessionária.

Quanto à melhora do atendimento nas agências, foi explicado que as cidades com até 2.000 padrões elétricos, o protocolo de atendimento são 20 horas semanal e, em municípios com mais de 10.000 padrões elétricos, o atendimento das agências são 40 horas semanal. Esclarecendo o motivo de algumas agências atenderem apenas alguns dias da semana ou em meio período diário.

No que concerne às interrupções no fornecimento de energia elétrica, especialmente nos interiores dos municípios, a COPEL informou que está realizando melhorias na rede de distribuição, além de justificar que o maior motivo da maioria das quedas de energia, é em razão da vegetação que cresce próxima da linha de distribuição e eventuais chuvas e ventos.

Com respeito aos canais de comunicação da COPEL, foi informado que qualquer dúvida ou reclamação dos consumidores que se sentirem lesados, os mesmos devem procurar a agência da COPEL ou entrar em contato com o atendimento pelo fone 0800 647 0606. A concessionária, possui também o aplicativo da Copel, no qual o usuário pode realizar pagamentos, reclamações e acompanhar o consumo de energia elétrica.

Em caso, de não ser solucionada a situação, o usuário poderá realizar sua reclamação junto ao PROCON de Cascavel, na Rua Duque de Caxias, 558 ou pelo fone/whatsapp (45) 3392-6300.

Pode-se também, realizar denúncia no Ministério Público, de Nova Aurora, para que possa tomar as medidas legais cabíveis.

Os Vereadores de Cafelândia, após receberem inúmeras reclamações dos munícipes, levaram ao conhecimento da COPEL, informando aos cidadãos que estão unidos e empenhados no acompanhamento da situação, cobrando a concessionária para que melhore o seu atendimento, além de verificar e regularizar as possíveis cobranças indevidas nas faturas da nossa população cafelandense.

 
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